quinta-feira, 12 de junho de 2014

Discover Europe: 

respect for cultural diversity

PIEF 2º classificado

A turma do 3º ciclo do PIEF, de Torres Novas, esteve envolvida, ao longo deste ano lectivo, num projeto internacional, em que participaram também alunos da Alemanha, Bulgária, Itália, Grécia, Polónia, Roménia e Turquia, e que se subordinou ao tema Discover Europe: respect for cultural diversity. Esta parceria internacional (que na ESAG teve a supervisão das Professoras Zita Nunes e Sofia Gouveia, docentes de VP e de CLE, respetivamente) teve por objetivo desenvolver nos alunos um maior conhecimento da Europa, para além de promover o respeito pela diversidade cultural europeia.
Tendo em vista a divulgação da cultura dos seus países, os jovens foram incumbidos de realizar trabalhos, em diversos formatos, que partilharam com os parceiros, através da escola coordenadora desta parceria - o Liceul Tehnologic “Dimitrie Filipescu” - em Buzau, na Roménia.
No sentido de incentivar os alunos a uma participação ativa, foi levado a efeito um concurso com a totalidade dos trabalhos realizados, por todos os jovens europeus participantes, tendo a ESAG obtido um honroso 2º lugar entre os muitos trabalhos apresentados a concurso.

Parabéns ao PIEF!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

RANKING CERTIFICAÇÃO

RANKING CERTIFICAÇÃO 2014


Neste espaço pretende-se dar a conhecer aos alunos a sua situação escolar no que respeita à aquisição de critérios. Desta forma pretende-se valorizar os mais empenhados e alertar os restantes para um maior esforço, empenho e dedicação.
Na avaliação SUMATIVA DO 2º PERÍODO, os alunos adquiriram os seguintes critérios: 


RANKING TURMA 2º CICLO
1º - CHEILA TATIANA (15 critérios) 
2º - HUGO MANSO (13 critérios)
3º - RICARDO REBELO (12 critérios)
4º - DIOGO DIAS (1 critério)

 NEUZA E JOÃO CARVALHO -
a) Não foram avaliados por falta de assiduidade


RANKING TURMA 3º CICLO

JORGE, RÚBEN LIMA, RÚBEN BATISTA E BRUNO 
CERTIFICADOS

1º - RENATO FARINHA (12 critérios)
2º - LUÍS RAFAEL (11 critérios)
3º - DÁRIO (7 critérios)
4º - TIAGO (6 critérios)
5º - JOANA (5 critérios)
6º - ABÍLIO, JÉSSICA,JOEL,JOÃO, FÁBIO 
( 0 critérios)




sexta-feira, 10 de maio de 2013

free glitter text and family website at FamilyLobby.com  
 (presentation)
 

Le Portugal est un des plus grands producteurs d`huile d`olive au monde.
 
Portugal é um dos maiores produtores de azeite do mundo.

La region du "Ribatejo", où nous  nous trouvons, à Torres Novas , est riche en oliviers et en production d`olives.
 
A região do Ribatejo onde nos situamos, cidade de Torres Novas, é rica em oliveiras e na produção de azeite.
 
Nos écoles sont également riches en oliviers et les éléves de la classe PIEF n`ont pas voulu laisser mourir cette tradition et ont voulu connaître tout le processus de la dite "recolte de l`olive".
 
As nossas escolas são ricas em oliveiras e os alunos da turma PIEF não quiseram deixar morrer a tradição e quiseram conhecer todo o processo da chamada "apanha da azeitona".
 
Le projet de la récolte de l`olive par la classe PIEF  de Torres Novas, se déroule déjá depuis deux années scolaires consécutives.
 
O projeto da apanha da azeitona da turma pief de Torres Novas, já decorre há dois anos letivos consecutivos.
 
Au cours de lànnée scolaire 2011/2012 nous avons fait L`HUILE D`OLIVE ESAG - avec les olives de notre cour d`´ecole.
 
No ano letivo 2011/2012 fizemos o AZEITE ESAG - das azeitonas do nosso pátio escolar.

Récolte d`olives - apanha de azeitonas
Bouchage - rolhagem
L`HUILE D`OLIVE ESAG
AZEITE ESAG



Pour lànnée scolaire 2012/2013 nous avons décide de récolter l`olive de l`ecole maternelle appartenant à notre école et nous avons pu compter avec l`aide des plus petits et de leurs familles, qui ont  trouvé notre idée simplement fantastique.
 
 

No ano letivo 2012/2013 decidimos apanhar a azeitona do jardim de infância pertencente à nossa escola e contámos com a ajuda dos mais pequeninos e dos seus familiares, que acharam a nossa ideia simplesmente fantástica.
 

Des olives de la cour de l`école maternelle est né L`HUILE D`OLIVE SANTA MARIA.
 Das azeitonas do pátio do Jardim de Infância nasceu o azeite Santa Maria.
 
Mise en bouteille - envasilhamento

L`HUILE DÒLIVE SANTA MARIA
 
 
 
 
 
 
LA CLASSE PIEF AU PRESSÓIR
 
Turma Pief no Lagar

segunda-feira, 18 de março de 2013

VISITA PARQUE DA BARQUINHA
Atividade de encerramento 2º período
 
No dia 14 de Março o PIEF Torres Novas (turmas do 2º e 3º ciclo), como forma de encerramento das atividades letivas do 2º período escolar, decidiu realizar uma visita de estudo ao Parque da Barquinha.
A visita teve inicio com a paragem junto às margens do Tejo para que todos os alunos e também professores, pudessem contemplar o magnífico Castelo de Almourol e usufruir da paz que aquele local transmite.
 
 
Já no Parque da Barquinha, através de uma bela caminhada, foi tempo para um pouco de arte e de cultura. Onze esculturas contemporâneas preenchem este espaço público e claro, não poderíamos deixar de as observar e de tentar aprender um pouco mais acerca dos nossos artistas portugueses.
 
 (os alunos tiraram algumas fotografias)
 
 O Tiago trepou ao castelo de caixas.
Muito fixe isto!Será seguro? É melhor não arriscar...
 
 
Depois da cultura e da arte, seguiu-se o almoço partilhado onde demos umas belas gargalhadas e comemos as nossas belas sandochas.
Ainda houve tempo para uma futebolada antes do regresso à escola.
Foi um belo dia, pena que terminou...
 


domingo, 10 de março de 2013


       PIEF DE TORRES NOVAS VAI AO ESTÁDIO DA LUZ
 
O PIEF de Torres Novas, acompanhado pelo diretor do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, Professor Acácio Neto,  foram ao estádio da luz, assistir ao encontro entre o SLB e a ACADÉMICA.
Eis o encontro visto pelo aluno Joel....
 

Ontem, dia 9 de janeiro de 2013, o PIEF de Torres  Novas foi ver o Benfica ao estádio da Luz.

Abalamos de Torres Novas por volta das cinco e meia. Chegamos lá por volta das 19h mas antes de entrar no estádio comemos qualquer coisa. Depois seguiu-se o processo habitual: passar os bilhetes, etc.

Instalamo-nos e, logo aos 40 minutos, vimos a bola a entrar na baliza da Académica. GOLO do Benfica (Lima)! Passados cinco minutos  foi o golo da Académica (Makelele).

Durante o intervalo fumamos o nosso cigarrinho e, ao fim dos 15 minutos, os jogadores regressaram ao campo. Aos 50 minutos a Académica volta a marcar fazendo o 1-2 marcado por (Saleiro), mas, logo em seguida, aos 61 minutos, o Benfica empata (Kardek), depois, aos 65 minutos marca Lima, de novo, pelo Benfica que fica à frente no marcador .

Aos 93 minutos, o árbitro apita o final da partida. Nós voltamos para as carrinhas, comemos mais qualquer coisa e seguimos viagem para Torres Novas. Pelo caminho ainda paramos na estação de serviço para o Fernando levantar dinheiro e por fim chegamos cá e fomos para casa dormir!

             Joel André, 2º Ciclo

10 de janeiro de 2013

 

            

 

 

  

 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Atividade Desportiva no Final do 1ºPeríodo
  

No dia 10 de dezembro pelas 9:15 da manhã, alunos e professores equiparam-se a rigor para jogarem entre si uma partida de Voleibol e de seguida como não poderia faltar um jogo de futebol o mais apreciado pelos alunos. Para além de se divertirem, puderam ainda mostrar as suas habilidades futebolísticas.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Abraço esteve na Escola Artur Gonçalves
 
Hoje, 19 de novembro de 2012, a Abraço esteve na Escola Artur Gonçalves, representada pelo Dr. Sérgio Luís que dinamizou sessões para os alunos do 9º ano de escolaridade e para os alunos do PIEF, sensibilizando e informando sobre a problemática de uma das doenças infeto contagiosas mortais e ainda sem cura a SIDA.(...)
 
 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PROJETO AISC
"LIXO COM PINTA"

Dando continuidade aos nossos projetos de aisc, neste último período escolar decidimos colaborar e ajudar o ambiente.
Assim, de 3 a 23 de Maio foram construídos em articulação com diversas disciplinas os nossos "monstros do lixo", ao todo, 9 ecopontos (3 conjuntos - verde, azul e amarelo), colocados estrategicamente pelo recinto escolar.


 Tens uns olhos fantásticos amigo!

 Eh eh, é muito crazy este miúdo!!!

 Estás quase tão giro, quanto eu!

Ecopontos super, mega, fashions!

Para terminar este projeto, efectuámos ainda uma recolha/reciclagem de lixo pelo nosso recinto  escolar. Muito papel, cartão, mas acima de tudo embalagens apanhámos do chão da nossa escola. Tal facto deixou-nos um pouco tristes, pois apercebemo-nos que muitos de nós não se preocupam com o ambiente e não cuidam da nossa escola.

No "lixo com pinta", reciclar é mesmo supinpa. eh eh eh 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Atividade Musical, em contexto Sala de Aula
Turma 2ºCiclo do PIEF

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VISITA BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES NOVAS

VISITA AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES NOVAS
Sessão se suporte básico de vida e primeiros socorros

No dia 2 de Fevereiro as turmas PIEF 1º,2º e 3º ciclo realizaram uma visita aos Bombeiros voluntários de Torres Novas.

Visitámos as instalações e as viaturas da corporação.

Para além disto e integrado no nosso 3º projeto "P.I.E.F. ALERTA" cujos principais objetivos foram a aquisição de noções básicas de 1ºs socorros, foi-nos ministrado pelo Bombeiro profissional Pedro Guia uma pequena sessão de primeiros socorros e de suporte básico de vida.



Primeiro foram as imobilizações aos braços fraturados...

Todos tiveram a oportunidade de treinar.

(Dói Francisco?)

(Devagarinho Rúben!)

(Stôra não vou poder escrever, eh eh eh)

( Tá a doer muito Rafael? Oh tadinho!)

De seguida e com a ajuda do boneco Gervásio (batizado no local) foi altura de aprendermos algumas coisitas sobre suporte básico de vida.

Ouvimos atentamente as explicações do Sr. Bombeiro.



E toca a treinar, temos uma vida para salvar.

(A professora Ana também treinou)

(Vive Gervásio, força pá!)

Agora, alguns vídeos:

(Luís tás distraído!)

( A professora Ana estava calma. Assim é que é!)

OBRIGADO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TORRES NOVAS
POR TEREM  COLABORADO COM O PIEF DE T. NOVAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Palestra "Segurança na Internet"







O Pief a convite do Grupo de Informática do Agrupamento Artur Gonçalves, no dia 8 de Fevereiro de 2012, pelas 10:30, que teve lugar na Escola Artur Gonçalves, foi assistir à  palestra: “Segurança na Internet”, realizada no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Internet Segura. A palestra teve como principal objectivo, alertar os menos experientes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente a Internet, de forma a minimizar eventuais perigos que ocorram com a utilização destas tecnologias.

A iniciativa contou com a colaboração do inspector chefe, Jorge Duque da Polícia Judiciária de Lisboa. Na sua intervenção, começou por realçar as potencialidades da Internet, estimulando a sua utilização de uma forma útil e segura por parte de todos. Foram apresentados alguns perigos que podem advir de uma má utilização da Internet. Houve também tempo para a colocação de dúvidas por parte dos alunos que assistiram a esta Palestra.

Queriamos agradecer ao Grupo de Informática responsável por esta Palestra, que gentilmente nos convidou.

Muito Obrigado!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Palestra sobre a “Prevenção da infeção pelo HIV/SIDA

No passado dia 12 de janeiro os alunos do Ensino Secundário da Escola Artur Gonçalves (11º e 12º ano) e os alunos do PIEf do 2º e 3ºCiclo, assistiram no Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas à Palestra sobre a “Prevenção da infeção pelo HIV/SIDA”, dinamizada pelo Dr. Vítor Pereira Bezerra e a sua equipa. Equipa esta, que trata e acompanha os doentes de SIDA em Torres Novas.

Ao longo da palestra foi explicado aos jovens como se devem prevenir relativamente a esta infeção, que surgiu no início dos anos 80 e que levou rapidamente a uma pandemia e é responsável por muitos milhares de mortes por ano em todo o Mundo.

O VIH/SIDA continua sem ter vacina nem cura. Assim, só resta a prevenção como única forma de evitar a doença.

Foi ainda referida a situação de jovens que correm riscos e das inúmeras consequências resultantes.

Ao longo do trabalho o Dr. Vítor transmitiu de forma muito explícita, para uma “grande plateia de adolescentes” que “Prevenção da SIDA é um desafio que não pode ser perdido”!

                                          Ao Dr. Vítor e à sua equipa o nosso muito obrigado.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ACTIVIDADE DESPORTIVA - Final 1º período

"UMA FUTEBOLADA"

No dia 16 de Dezembro pelas 10:30 da manhã, alunos e professores equiparam-se a rigor para jogarem entre si uma bela futebolada. Para além de se divertirem, puderam ainda mostrar as suas habilidades futebolísticas aos que nas bancadas assistiam ao derby deste período escolar.

Pela equipa dos alunos alinharam os craques:
André, Ricardo, Artur e Fábio

Pelos professores, os magníficos, os fantásticos malabaristas da bola...
Luís Pita (ponta de lança), Adérito (guarda redes)
Paula (avançada), Anabela (defesa)

E vamos lá jogar...

(Anabela a controlar o esférico)

Cuidado stôra não se espalhe!!! eh eh eh

No final, após muitas quedas e algumas caneladas ao pessoal a bela foto de grupo.


FELIZ NATAL PARA TODOS!!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O INVERNO (escrita criativa)

EXERCÍCIO DE ESCRITA CRIATIVA
VIVER PORTUGUÊS


       Na aula de Viver Português do 3º ciclo foi realizado um exercício de escrita criativa, em que os alunos não poderiam utilizar as seguintes palavras:FRIO, BONECO, CHUVA, NEVE, CACHECOL, CASACO, BRANCO, LAREIRA, NUVENS.
       Dos muitos textos elaborados, destacou-se o do aluno Ricardo Neves.

"O INVERNO

            Numa altura do ano em que o calor não existe, quando a relva do quintal não se vê, as crianças bem agasalhadas constroem esculturas muito conhecidas em todo o mundo. No céu não se vê o sol de maneira alguma, pois está coberto de formas engraçadas de algodão que o enfeitam.
          À noite, quando o calor dos cobertores aquece as crianças na cama, os pais, todos de volta da lenha a arder com mantas sobre as pernas, sentados em pufes quentinhos, falam entre si sobre assuntos dizem respeito ao tempo daquela altura do ano, O INVERNO!"



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

COMEMORAÇÃO DO 22º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO
INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA


Com a colaboração e participação dos alunos da EB1/JI de Santa Maria, as turmas PIEF de Torres Novas, 1º, 2º e 3º ciclo,  comemoraram os 22 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, através da elaboração e do hastear de uma bandeira alusiva a esta temática e também de um desdobrável informativo, posteriormente distribuído pelas turmas do agrupamento.
Os alunos da turma PIEF de 1º e 2º ciclo idealizaram uma bandeira e os pequenos da sala "os piratas" - educadora Ana Santos, sala "os pandas" - educadora Regina Rodrigues, sala "os pintainhos"- educadora Judite Silva, ajudaram e deixaram nela a sua marca.






Pelas 14:30 horas do dia 21 de Novembro, pela mão dos alunos da EB1/JI de Santa Maria, a bandeira chegou à escola sede.




Seguiu-se um pequeno apontamento musical pelos alunos da turma do 9º ano da escola sede.


Guitarras e flautas acompanharam de forma brilhante o hastear da nossa bandeira, que subia ao ponto mais alto, deixando o nosso contributo nestas comemorações.


Mas a festa não ficou por aqui! Com a colaboração da Sociedade Columbófila Torrejana e com a presença do seu Presidente o Sr. João Maria Guerra, foi possível demonstrar para todos os presentes uma largada de pombos correio.


54 pombos correio, de acordo com os 54 artigos constantes da convenção internacional dos direitos da criança, sobrevoaram a nossa escola , deixando em todos os rostos muita alegria e boa disposição.


AFINAL DE CONTAS, SER FELIZ É UM DIREITO!

SEJAM FELIZES!

A turma PIEF agradece a todos os que colaboraram nesta actividade
OBRIGADA