segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONVENÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

COMEMORAÇÃO DO 22º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO
INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA


Com a colaboração e participação dos alunos da EB1/JI de Santa Maria, as turmas PIEF de Torres Novas, 1º, 2º e 3º ciclo,  comemoraram os 22 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, através da elaboração e do hastear de uma bandeira alusiva a esta temática e também de um desdobrável informativo, posteriormente distribuído pelas turmas do agrupamento.
Os alunos da turma PIEF de 1º e 2º ciclo idealizaram uma bandeira e os pequenos da sala "os piratas" - educadora Ana Santos, sala "os pandas" - educadora Regina Rodrigues, sala "os pintainhos"- educadora Judite Silva, ajudaram e deixaram nela a sua marca.






Pelas 14:30 horas do dia 21 de Novembro, pela mão dos alunos da EB1/JI de Santa Maria, a bandeira chegou à escola sede.




Seguiu-se um pequeno apontamento musical pelos alunos da turma do 9º ano da escola sede.


Guitarras e flautas acompanharam de forma brilhante o hastear da nossa bandeira, que subia ao ponto mais alto, deixando o nosso contributo nestas comemorações.


Mas a festa não ficou por aqui! Com a colaboração da Sociedade Columbófila Torrejana e com a presença do seu Presidente o Sr. João Maria Guerra, foi possível demonstrar para todos os presentes uma largada de pombos correio.


54 pombos correio, de acordo com os 54 artigos constantes da convenção internacional dos direitos da criança, sobrevoaram a nossa escola , deixando em todos os rostos muita alegria e boa disposição.


AFINAL DE CONTAS, SER FELIZ É UM DIREITO!

SEJAM FELIZES!

A turma PIEF agradece a todos os que colaboraram nesta actividade
OBRIGADA




sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROJECTO AISC - PARTE II
AZEITE ESAG - A brilhar desde 2011

Após concluída a apanha da azeitona e posterior limpeza das oliveiras, foi planeada uma visita de estudo ao Lagar das Gateiras de Santo António, por forma a que, alunos e professores pudessem tomar conhecimento dos procedimentos/equipamentos utilizados na transformação da azeitona em azeite.




Para este lagar foram trazidos os 352 Kg de azeitona da nossa escola (pesados no local), para posterior transformação.
Os 35 litros de azeite obtidos, com 9 graus de acidez, foram retirados pela professora Paula Ruivo, a convite de um dos funcionários do lagar.



Feito o azeite, foi altura de engarrafar e embelezar as garrafas do "Azeite ESAG - A brilhar desde 2011".


As garrafas obtidas foram posteriormente disponibilizadas a toda a comunidade escolar, que gentilmente cederam um donativo. Com estes donativos, planeia-se a compra de materiais para a remodelação e embelezamento do espaço escolar, projeto este, a ser dinamizado no 2º período escolar.


AZEITE ESAG - A brilhar desde 2011