quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DESAFIOS MATEMÁTICOS - 3º ciclo

DESAFIOS MATEMÁTICOS
 (TURMA 3º CICLO)

“Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.” (Edna Alves Neves)


Ao longo deste 1º período, nas aulas de Matemática e Realidade, foram lançados diversos desafios aos alunos de forma a estimular e desenvolver o seu raciocínio matemático.
A maioria dos alunos sentiu-se motivado para a sua realização, gerando-se inclusivamente  uma pequena competição entre os mesmos, na luta pelos lugares mais altos do pódium. Neste momento, é o aluno Fábio Ribeiro que ocupa a 1ª posição dos desafios matemáticos.



No próximo período haverá mais novidades!
Existem tantos outros desafios prontinhos para serem resolvidos...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Onde Estamos?" Na ÁRVORE DO SABER

O Projecto "Onde Estamos?"da Turma PIEF do 3º Ciclo foi concluído no dia 17 de Dezembro com a exposição da "ÁRVORE DO SABER" na sala de professores da Escola Artur Gonçalves.




Com a construção da Árvore, os alunos mobilizaram as competências transversais das várias áreas disciplinares. 

Alguns alunos destacaram-se pela originalidade, sentido estético e sentido crítico, outros, sobretudo, pela cooperação e dinâmica do produto final do projecto.

Os postais de Natal decorados com figuras geométricas e a inclusão de frases alusivas à época festiva redigidas e/ou pesquisadas na língua materna e na língua estrangeira , e a amostra de alguns trabalhos das disciplinas, serviram de adornos e/ou enfeites da "Árvore do Saber". Mais do que uma árvore natalícia, pretendeu-se criar uma árvore que reunisse os vários saberes.

Como o Saber nunca está concluído, a Árvore não foi - propositadamente - decorada na sua plenitude. Os alunos continuarão, por isso, a explorar o conhecimento e a surpreender com trabalhos cada vez mais criativos.

 A Árvore do Saber da Turma PIEF do 3º Ciclo continuar a ramificar-se e a florir... (We hope so!)





quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ENTREGA DE BRINQUEDOS NO IPO - LISBOA

 ENTREGA DE BRINQUEDOS NO IPO DE LISBOA

A campanha “Um brinquedo, um amigo”, cuja iniciativa/organização esteve a cargo da turma PIEF de Torres Novas (certificação de 2º ciclo) em parceria com o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, foi um verdadeiro sucesso.



No dia 13 de Dezembro, num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Torres Novas, alunos, professores, representante do Agrupamento de escolas Artur Gonçalves, representante do CBESZA e representantes do Programa PIEC (Programa para a Inclusão e Cidadania), foram recebidos na sala da pediatria do IPO de Lisboa e entregaram pessoalmente a esta instituição cerca de 250 brinquedos novos, a maioria deles, lúdico - didácticos. Nesta mesma sala puderam conversar e brincar com as crianças que ali se encontravam, tendo-lhes sido entregue um brinquedo para levarem para casa.

(Crianças a brincar...)

 ( O Bruno tenta aprender com os mais novos...)

(Os meninos do Jardim de Infância do CBESZA quiseram deixar uma lembrança)

Os sorrisos foram muitos e as emoções foram fortes, mas na viagem de regresso a Torres Novas, o sentimento foi unânime: Alegria e a certeza de que pequenos gestos fazem a diferença.
A turma PIEF agradece a todas as pessoas/instituições que individualmente ou colectivamente colaboraram nesta campanha, tornando-a possível.

Obrigada pela vossa ajuda e um Feliz Natal a todos vós.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VISITA ESTUDO SINTRA

VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DO BRINQUEDO E CASTELO DOS MOUROS

No dia 9 de Dezembro, as turmas PIEF de 2º e 3º ciclo realizaram uma visita de estudo à Vila de Sintra e visitaram o Museu do Brinquedo e o Castelo dos Mouros.
No Museu do Brinquedo, para além de terem observado todas as colecções existentes, realizaram também um jogo de pista, denominado de " Na rota do Centenário da República", cujo objectivo, foi aprofundar e alargar conhecimentos relativamente aos brinquedos da época em questão.



Durante a visita tiveram o previlégio de conhecer pessoalmente o proprietário do museu, o Engenheiro João Arbués Moreira. Rimos com as suas histórias de viagens e brinquedos e no final, houve tempo para a fotografia conjunta.

O almoço foi no Parque da Floresta, onde pudemos respirar toda a pureza da flora existente.

De seguida e porque era Quinta Feira, dia de aula de Educação Física, porque não uma caminhada até ao Castelo dos Mouros?

A professora de Educação Física dá motivação: Força miúdos, toca a subir!

Pelo caminho, o Luís e o Fábio, fazem uma paragem e pedem para que o Castelo apareça rapidamente.

Castelo à vista...
Lá dentro, muitas fotos e o Palácio da Pena bem juntinho de nós.



Que paisagem fantástica... toca a descer está na hora de ir embora.

Directamente de Sintra, o PIEF de Torres Novas deseja:

FELIZ NATAL!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

JOGOS TRADICIONAIS

JOGOS TRADICIONAIS NA EB1 DE SANTA MARIA

       No âmbito das disciplinas de Área de Projecto e de Educação Física, a turma de PIEF do 2º ciclo de Torres Novas, organizou uma tarde de Jogos Tradicionais na Escola do 1º ciclo de Santa Maria na mesma cidade. Nesta actividade participaram todas as turmas da escola, num total de 278 alunos.
     Nas aulas de Área de Projecto, distribuiram-se tarefas e os alunos pesquisaram e seleccionaram diversos jogos,  assim como, todo o material necessário à realização dos mesmos. No final, a cada aluno foi atribuído um jogo/estação, da qual ficou responsável pela sua organização e dinamização.
              Assim, no dia 3 de Dezembro e com  o "São Pedro" a ajudar, passámos uma tarde espectacular com a criançada do 1º ciclo.



 O Marco domina as Andas.

Estamos em primeiro, corre, corre...

 A aluna Beatriz coordenou as corridas de sacas.

 Isto não é nada fácil, Marco. Agarra-me bem!

 Neste Jogo dos Skys foi preciso muita coordenação, direito, esquerdo, direito, esquerdo...

 Puxem, força...

Com cuidado...

O jogo do Disco é muito fixe!

As professoras Cristina Sénica e Isabel Mendes, mostraram como se faz

       Nesta actividade, participaram os alunos, Beatriz, Luís, Marco, Bruno e Frederico, que tiveram o apoio e a colaboração dos docentes, Fátima Tavares, Paula Ruivo, Rodrigo Lopes e Sara Girão.
       
A Turma Pief agradece a colaboração da EB1 de Santa Maria.
Obrigada a todos. Esperamos que se tenham divertido muito.

Alguns videos...