terça-feira, 30 de novembro de 2010

DÊ UMA MÃO NESTE NATAL

"DÊ UMA MÃO NESTE NATAL"

O Grupo Disciplinar de Educação Visual e Tecnológica dinamizou uma campanha de solidariedade integrado no Plano Anual de Actividades, denominado “Dê uma mão neste Natal” e convidou as turmas Pief de 2º e 3º ciclo a participarem na mesma.
A actividade consistiu em decalcar e recortar numa cartolina a mão de cada aluno, trocando-a por um género alimentar. O objectivo final, foi uma árvore de Natal construída com as mãos dos alunos, que se encontra exposta na sala de alunos, sendo que, os géneros alimentares recolhidos,  foram doados às Caritas de Torres Novas, para que assim, possam chegar às famílias mais carenciadas da nossa cidade, tornando este Natal mais confortável.

 






O Resultado foi fantástico...a cáritas agradeceu os géneros alimentares.


O PIEF TAMBÉM GOSTA DE AJUDAR.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

THANKSGIVING! Let's celebrate!

Dia de Acção de Graças



PROMOÇÃO DA LEITURA NA BE/CRE DA ESCOLA ARTUR GONÇALVES


No dia 26 de Novembro, a Turma do 3º Ciclo do PIEF de Torres Novas participou numa actividade de Promoção de Leitura na BE/CRE da Escola Artur Gonçalves, alusiva às Festividades do "Thanksgiving". 
Esta actividade integra-se nos conteúdos abordados nas disciplinas de VP, CLE e CHS : As Tradições e o seu papel identitário.A Professora Bibliotecária Sandra Pratas esmerou-se na abordagem do tema , envolvendo os alunos de forma cativante.


 
Partindo da celebração de uma festividade tradicional -"THANKSGIVING"- , e regressando às suas origens, foram abordados, de forma pertinente e clara, temas relacionados com a sociedade contemporânea, uma sociedade materialista, desprovida de valores espirituais, mas ainda assim com alguns heróis. Heróis como todos nós que todos os dias travamos uma batalha, mas nem sempre nos sentimos agradecidos pelo que já conquistámos.

Devemos dar graças por aquilo que temos de mais positivo nas nossas vidas, pelos nossos heróis, pelo nosso universo pessoal, familiar, escolar ...


Os alunos registaram algumas frases, demonstrando que também têm motivos na vida para dar graças.

Se todos o fizermos seremos mais felizes, don't you think?


Consideras-te um herói? Quem são os teus heróis? Gostarias de ser o herói de alguém?

We are thankful for this special moment!






Thank you Teacher Sandra Pratas!
We hope you like our handmade gift!



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ACTIVIDADE "O PÁSSARO DA ALMA"

ACTIVIDADE
"O PÁSSARO DA ALMA"

Mais uma vez, a Equipa de Animação e Extensão Cultural da Biblioteca Municipal deslocou-se às nossas  salas (turma 2º ciclo e turma 3º ciclo) e dinamizou a actividade " O pássaro da Alma".
Através da leitura e exploração de uma história, os alunos abriram as gavetas da sua alma e exprimiram sentimentos. Dialogando, escrevendo ou desenhando, falou-se de "amizade", "ódio", "inveja", "amor", etc.







MAIS UMA VEZ, OBRIGADA SANDRA E HELENA!

domingo, 21 de novembro de 2010

Comemorações dos 21 anos da Convenção dos Direitos das Crianças e dos 51 anos da Declaração dos Direitos das Crianças

O PIEF de TORRES NOVAS – Turma de Certificação do 3º Ciclo- associa-se a estas comemorações na Segunda Feira, dia 22 de Novembro de 2010, para assinalar o 21º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.


A iniciativa pretende ser uma forma simples de sensibilizar a sociedade para a salvaguarda destes direitos através da divulgação, à comunidade escolar, de um Placard comemorativo pelos “Direitos da Criança”, repleto de grande significado para os Alunos e Equipa Pedagógica envolvidos e que se interessam pela problemática da juventude em toda a sua plenitude.

 
Recorde-se que foi em 20 de Novembro de 1989, que as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.

A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais, pois representa um vínculo jurídico para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados. Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e também pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.


 

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:

• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial –todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.

• o interesse superior da criança deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.

• a sobrevivência e desenvolvimento sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

 
• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.



A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)

O nosso Projecto
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)

• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)

• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)

 

MOMENTS TO REMEMBER









Think about it

Para assinalar este dia, pedimos a todos que, após o visionamento dos vídeos que se seguem, deixem um breve comentário, uma simples observação, uma frase,...



Podem escrever em português ou, se preferirem, em inglês.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CAMPANHA "UM BRINQUEDO, UM AMIGO"

CAMPANHA "UM BRINQUEDO, UM AMIGO"

De 1 a 30 de Novembro, a turma do PIEF de Torres Novas está a organizar uma recolha de brinquedos novos para o IPO de Lisboa. Inspirados no projecto "Um brinquedo, um amigo" e no espirito natalício, surgiu esta ideia, que ganhou asas e já está a voar. Contamos com a colaboração de todos.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PROJECTO "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE"

PROJECTO "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE"


No dia 17 de Novembro, a turma de 2º ciclo, deslocou-se à Escola Sede do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, com o intuito de participar numa  das muitas actividades realizadas pelo Projecto "Educação para a Saúde". A actividade consistiu num rastreio de acuidade visual e de algumas medições/cálculos: peso, altura, índice de massa corporal, glicémia, colestrol, etc.




Todos colaboraram, mas alguns destemidos, na altura da picadinha no dedo, tiveram medo! Será Possível turma?

COMEMORAÇÃO DO DIA DO NÃO FUMADOR

Comemoração do Dia do Não Fumador


A turma de 2º Ciclo do Pief de Torres Novas assinalou mais uma vez, o Dia do Não Fumador, na aula de Homem e Ambiente. Para tal, puseram em marcha uma actividade prática que consistiu em construir uma garrafa fumadora.
Através desta actividade puderam verificar os malefícios que o tabaco traz à nossa saúde, mais especificamente aos nossos pulmões.
Estavámos super atentos, a experiência foi fantástica!

Material
  • garrafa de plástico de 1.5 L com tampa
  • tubo de borracha com cerca de 10 cm de comprimento
  • fósforos
  • 2 bolas de algodão
  • 1 tina de vidro (ou alguidar)
  • 1 cigarro
  • água
  • 1 funil
  • plasticina
Procedimento

1. Perfurar a tampa e o fundo da garrafa.
2. Inserir o tubo de borracha na tampa. Se necessário colocar plasticina para um melhor ajuste.
3. Colocar uma bola de algodão na extremidade do tubo que ficará no interior da garrafa. Na outra extremidade colocar um cigarro.
4. Encher a garrafa com água, tapando o furo do fundo com um dedo
5. Colocar cuidadosamente a tampa na garrafa, com o cigarro para o exterior e o algodão para o interior da garrafa. NÃO MOLHAR O ALGODÃO
6. Sem tirar o dedo do fundo da garrafa, colocá-la com o furo voltado para a tina a uma altura de 10 cm do fundo.
7. Acender com um fósforo o cigarro (queimar a ponta do cigarro)






NÃO FUME PELA SUA SAÚDE.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA DE SÃO MARTINHO

COMEMORAÇÃO DO DIA DE SÃO MARTINHO

A Turma do PIEF de Torres Novas - 3º ciclo, nas aulas de CFN e SHST comemorou o dia de São Martinho, como manda a tradição, ou seja, comendo umas belas castanhas.

 



Posteriormente, colocaram-se as castanhas a assar, fizeram-se os "cartuchos" e com um suminho a acompanhar, lá se comeram as gostosas castanhas.



Mas não se ficaram por aqui, também quiseram partilhar...



Olha a bela castanha, que o PIEF vos vem dar!!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Campanha "Um brinquedo, um amigo" - Os nossos caixotes

CAMPANHA " UM BRINQUEDO, UM AMIGO"

OS NOSSOS CAIXOTES

Para darmos inicio à nossa campanha foi necessário construír/embelezar caixotes que fossem a imagem da nossa campanha e que mostrassem também o trabalho desenvolvido pelos nosos alunos nas aulas de EVT.
Vejam que giros ficaram!!
Muitos já têm brinquedos, que bom!!


 (Centro Bem Estar Social da Zona Alta)

 (Centro de Bem Estar Social da Zona Alta)

 (Centro de Bem Estar Social da Zona Alta)

 (Pré - Escolar EB1 Santa Maria)

(EB1 Santa Maria)

(Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves)


Deixe-nos o seu brinquedo...
A turma do PIEF de Torres Novas agradece.